A proposta deste Banco de dados é disponibilizar uma parcela das fontes documentais mobilizadas pelas pesquisas que integraram o projeto temático São Paulo: os estrangeiros e a construção da cidade. As pesquisas lograram melhor qualificar as essas fontes – no caso das fotografias, com a identificação de logradouros e autorias de projetos de edifìcios; aos projetos arquitetônicos foram agregadas as críticas publicadas em periódicos especializados; e o banco trouxe à luz a produção intelectual de estrangeiros disseminada em revistas culturais paulistanas em meados do século XX. O banco de dados busca contribuir, assim, para os desdobramentos dos estudos relativos à produção da cidade.

A ficha catalográfica do banco fornece dados organizados nos seguintes campos: tipologia documental, título do documento, autoria, data e local de produção, produtor, o registro do documento na instituição de origem e notas de pesquisa. A pesquisa é realizada por todos os campos e por meio de palavras-chaves ou descritores definidos para localidade, edificações, assunto e nomes próprios. Com exceção dos artigos de periódicos referenciados, todas as fichas apresentam imagens dos documentos originais.

No caso das fotografias da cidade de São Paulo, a identificação dos logradouros e edifícios é possível graças a links acessíveis posicionando o mouse sobre a imagem.

Este é um banco de referências e, como tal, apresenta de forma resumida informações de identificação dos documentos. Não estão contempladas informações detalhadas sobre a proveniência e formação das coleções referenciadas e nem sobre o material e a técnica de manufatura dos documentos. Para a pesquisa sobre esses dados dos documentos fornecemos o nome da instituição de origem e o número de registro do documento referenciado.

Para uso e direitos de reprodução dos documentos aqui referenciados, entrar em contato com a instituição detentora dos originais para as autorizações devidas.