Coleção Werner Haberkorn

A coleção foi adquirida pelo Museu Paulista da USP de Vera Flieg, filha de Werner Haberkorn em 1999. São cerca de 640 imagens entre ampliações e negativos em diversos formatos, entre os quais panorâmicas do Vale Anhangabaú, documentos textuais relativos às atividades profissionais do estúdio Fotolabor (cartões de visita, notas fiscais, pedidos de orçamentos etc). O conjunto fotográfico traz registros da cidade de São Paulo, matrizes dos cartões postais produzidos pela editora Fotolabor, além de álbuns de São Paulo, Campinas, Santos e Rio de Janeiro e álbuns com fotografias de produtos.

Quem foi Werner Haberkorn


Werner Haberkorn nasceu na Alta Silésia, que integrava a Alemanha, em 1907. Diplomou-se engenheiro mas praticava a fotografia como hobby. Visitou o Brasil pela primeira vez em 1936, com o objetivo de captar imagens relativas ao Rio de Janeiro e São Paulo e divulgá-las na comunidade judaica alemã, entre aqueles que procuravam um destino alternativo ao país sob o governo nazista. No ano seguinte retorna ao Brasil e atua como representante de empresas alemãs. Com seu irmão Gerardo, que chega em 1939, cria o estúdio Fotolabor, atuando no mercado fotográfico e de fotocópias. A partir de 1940 a Fotolabor torna-se uma das principais editoras de cartões postais de São Paulo. É deste período o vasto conjunto de vistas urbanas da capital paulista. Nos anos de 1960 o estúdio Fotolabor incrementa a produção para catálogos comerciais e para indústrias, atendendo empresas como a Trol, Estrela. A Fotolabor seguiu atuando até meados da década de 1980.

Sobre Werner Haberkorn


CAMARGO, Monica Junqueira de & MENDES, Ricardo. Fotografia: cultura e fotografia paulistana no século XX. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1992.

CARVALHO, Vânia Carneiro; LIMA, Solange Ferraz de Lima (orgs). Suplemento Diário Oficial do Estado de São Paulo. São Paulo, 24 de janeiro de 2002, p. 01-04.

GUARDANI, Maria Gonçalves. Itinerários e olhares estrangeiros em São Paulo: formação da imagem fotográfica da cidade entre 1930-1960. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

MENDES, Ricardo. Werner Haberkorn. In: CARVALHO, Vânia Carneiro; LIMA, Solange Ferraz de Lima (orgs)Suplemento Diário Oficial do Estado de São Paulo. São Paulo, 24 de janeiro de 2002.

MENDES, Ricardo. Werner Haberkorn: postais de São Paulo e a Fotolabor. In: Boletim Páginas Negras, nº 05. Disponível em: http://www.fotoplus.com/fpb/fpbintr.htm.

LIMA, Solange Ferraz de. Tarjetas postales y miradas extranjeras: la producción de los fotógrafos Guilherme Gaensly y Werner Haberkorn en São Paulo. In: BORGES, Maria Elisa Linhares; MINGUEZ, Víctor (eds). (Org.). La fabricacíon visual del mundo atlântico, 1808-1940. 01 ed. Castellón: Editora da Universitat Jaume, 2009, v. 01.

Critérios para a seleção dos documentos referenciados no Banco de Dados
da coleção, que reúne 1.200 ampliações e negativos relativos a cidades brasileiras, e anúncios publicitários, além de documentos textuais concernentes às atividades do estúdio Fotolabor, foram referenciados apenas as 424 fotografias relativas à cidade de São Paulo.



Próximo

Voltar