REVISTA Anhembi

A Revista Anhembi foi criada em 1950 e dirigida, desde o início, por seu principal mentor, Paulo Duarte (1899-1984), jurista, arqueólogo, jornalista e escritor paulista, ligado a Julio de Mesquita Filho e ao grupo do jornal O Estado de S. Paulo. Tendo circulado até 1962, a revista é parte do projeto intelectual e pessoal de seu editor, propondo-se elevar o nível cultural das elites locais. Era uma publicação mensal, que tratava de assuntos os mais variados, das ciências às artes, e contava com a colaboração de diversos professores da USP, estrangeiros e nacionais. Os primeiros resultados da pesquisa sobre relações raciais patrocinada pela UNESCO, Relações raciais entre negros e brancos em São Paulo, cuja face paulista foi coordenada por Roger Bastide e Florestan Fernandes, são publicados nos números 30 a 34 da revista (maio-set. 1953).

Sobre a Revista


LIMONGI, Fernando. "Revista Sociologia: a ELSP e o desenvolvimento das ciências sociais em São Paulo", Cadernos IDESP, n. 1, 1987 (Série História das Ciências Sociais no Brasil) JACKSON, Luiz Carlos. "A sociologia paulista nas revistas especializadas (1940-1965), Tempo Social, 16 (1),  2004 PEIXOTO, Fernanda & SIMÕES, Julio. "A Revista de Antropologia e as ciências sociais em São Paulo: nota sobre uma cena e alguns debates", Revista de Antropologia 46 (2), 2003 PEREIRA, Mônica. "Anhembi: criação e perfil de uma revista", Cadernos IDESP, n. 2, (Série História das Ciências Sociais no Brasil) RUBINO, Silvana. "Clube de Pesquisadores: A Sociedade de Etnografia e Folclore e a Sociedade de Sociologia", In: Miceli, S (org). História das ciências sociais no Brasil, v. 2, IDESP/ FAPESP, 1995 VALENTINI, Luisa. Um laboratório de antropologia: o encontro entre Mário de Andrade, Dina Dryfus e Claude Lávi-Strauss (1935- 1938). Dissertação de Mestrado, PPGAS/ USP, 2010.

Coleções completas das revistas estão disponíveis em diversas bibliotecas de São Paulo, entre as quais Biblioteca Florestan Fernandes (FFLCH/USP) e Biblioteca da Faculdade de Direito (USP)



Próximo

Voltar